Museu do Folclore recebe maior concentração de Folias de Reis

Foto: Paulo Amaral/FCCR
Manifestação da Cia. Irmandade Santos Reis, do Parque Novo Horizonte, em São José dos Campos

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu no último domingo (25) a maior concentração de Folias de Reis da região, numa grande demonstração de fé e devoção a Santos Reis. Por mais um ano seguido os grupos se reuniram para a XVIII Chegada das Bandeiras, encontro que já se tornou uma tradição entre as folias, marcando também o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do Museu do Folclore.

Desde a manhã, uma a uma as folias se manifestaram diante do presépio montado na área externa do Museu do Folclore, acompanhadas de perto pelo público que anualmente comparece e prestigia a atividade – muitos visitantes do Parque da Cidade. Apesar de ser uma manifestação religiosa e ligada à cultura popular, o encontro também é considerado uma atração turística e de lazer, o que fortalece o segmento no município.

A Chegada das Bandeiras será realizada novamente em janeiro de 2016, após um novo Ciclo Natalino que deverá ter início em novembro deste ano. O encontro surgiu por sugestão dos mestres das próprias folias, tendo o apoio do Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura Municipal. A organização é feita em conjunto com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).Doze folias marcaram presença (nove de São José, uma de Jacareí, uma de Caçapava e uma de Conceição do Rio Verde – MG). Os grupos de Paraibuna, São José do Barreiro e São Lourenço (MG), que haviam confirmado participação, não puderam comparecer. Ao final do encontro, realizado entre 10h e 17h, o diácono José Márcio, da Paróquia Santa Inês, promoveu uma celebração e benção das bandeiras das folias.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.