Museu do Folclore realiza palestras em maio com especialistas em cultura popular

Compartilhe:

Um time de peso e especializado em cultura popular estará em São José dos Campos no mês de maio, realizando três palestras de grande importância para quem estuda e trabalha nesta área, no município e região. Os encontros fazem parte do Projeto Dialogando com o Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos, e têm como tema central o ‘Diálogo entre educadores: o folclore e a escola’.

As palestras serão realizadas nos dias 6, 13 e 20, no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, a partir das 19h30. Todos os participantes receberão certificado de participação ao final de cada palestra. O pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do Museu do Folclore, será o mediador nos três encontros.

Inscrições prorrogadas

As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas para o dia 5 de maio, devendo ser feitas pelos links abaixo:

Palestra do dia 6: inscreva-se aqui

Palestra do dia 13: inscreva-se aqui

Palestra do dia 20: inscreva-se aqui

O Projeto Dialogando com o Folclore visa ampliar o conhecimento de professores, educadores e pesquisadores a respeito da cultura popular. A organização cabe ao Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore mediante convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Palestrantes

Divulgação
Lucia Yunes
Divulgação
Cintia Moreira

A palestra do dia 6 tem como tema ‘Museus como mediadores no estudo do folclore’ e será feita por Lucia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e mestre em Educação pela PUC Rio. Na mesma noite, Cintia Moreira, professora de Arte da Rede Pública Estadual, graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela FASC (Pindamonhangaba), fará uma exposição de um trabalho de folclore realizado com alunos de escola pública.

Divulgação
Gerardo Guimarães

No dia 13 o palestrante é o professor universitário, escritor, pesquisador e folclorista Gerardo M. Guimarães, que falará sobre as ‘Vivências do folclore no ambiente escolar’. Ele também é conselheiro da Academia Brasil Europa de Ciência da Cultura e da Ciência; e autor de dois livros da Coleção Cadernos de Folclore, publicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em 1990 (Jogos, Brinquedos e Brincadeiras) e 2004 (Pedra-de-raio – Uma superstição Universal).

 

 

Divulgação
Cascia Frade

O tema da palestra do dia 20 é ‘Aluno, um pesquisador do folclore’ e será explanado pela professora de Cultura Popular na Faculdade Angel Vianna (RJ) e coordenadora de exposições de arte na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Cascia Frade. Ela é graduada em Música, pós-graduada em Folclore e Tradições Populares Brasileiras e doutora em Educação. Também é autora do 16º volume da Coleção Cadernos de Folclore, ‘Santo de Casa Faz Milagre: A Devoção a Santa Perna’, publicado em 2006.

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo: Rua XV de Novembro, 99, Centro. Informações: 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo