Museu do Folclore realiza neste domingo (12) o penúltimo ‘Museu Vivo’ do ano

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza neste domingo (12), das 14h às 17h, no Parque da Cidade, a penúltima edição do ano do Projeto Museu Vivo, que reúne representantes da cultura popular regional, nas áreas de artesanato, culinária e música. A atividade ocorre no lado externo do Museu do Folclore e é aberta ao público, que na oportunidade pode conhecer e acompanhar, de perto, os saberes de cada um dos convidados.

Dois deles, Tarcísio Paulo e Antonio Francisco Silva, formam a dupla de violeiros Venito e Toni Franc, de Jacareí. Tarcísio é mineiro e conta que aos 7 anos de idade já gostava de música, tanto que ganhou um cavaquinho do seu pai. Aos 12 anos tocava pandeiro na rádio da cidade e depois passou a cantar. Antonio Francisco também é autodidata e conta que aos 10 anos aprendeu a tocar violão, quando ainda morava na roça.

A culinária ficará por conta de Maria Nanci Silva, mineira de Conceição das Pedras, onde morou até completar 20 anos, quando também se casou. Ela conta que tudo que sabe fazer na cozinha aprendeu com sua mãe, pois precisava ajudar no preparo da comida para os ajudantes que trabalhavam com o pai. No domingo ela vai mostrar seu saber fazendo ‘bolinho de chuva’.

Eliana Eberle Carvalho Sena da Silva é joseense e mora no bairro Campos de São José, onde o artesanato é praticado por muitas famílias, o que gera naturalmente uma troca de saberes entre as pessoas. Eliana conta que, ainda jovem, aprendeu a fazer muita coisa de artesanato, como vagonite, bordado, crochê e cartão de papel vegetal. No ‘Museu Vivo’ ela vai mostrar um pouco desse seu saber.

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana