Museu do Folclore realiza nesta quarta nova palestra do Projeto Dialogando com o Folclore

O professor, escritor, pesquisador e folclorista Gerardo M. Guimarães é o palestrante desta quarta-feira (13) do segundo encontro do Projeto Dialogando com o Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos. A palestra tem como tema ‘Vivências do folclore no ambiente escolar’ e será realizada no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, das 19h30 às 22h. As inscrições podem ser feitas até hoje (12) pela internet.

Inscreva-se aqui para a palestra do dia 13

Gerardo Guimarães também é conselheiro da Academia Brasil Europa de Ciência da Cultura e da Ciência; e autor de dois livros da Coleção Cadernos de Folclore, publicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em 1990 (Jogos, Brinquedos e Brincadeiras) e 2004 (Pedra-de-raio – Uma superstição Universal).

Primeira palestra

A primeira palestra, ‘Museus como mediadores no estudo do folclore’, foi realizada no dia 6 de maio, com Lucia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e mestre em Educação pela PUC Rio; e Cintia Moreira, professora de Arte da Rede Pública Estadual, graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela FASC (Pindamonhangaba.

Para a coordenadora do Senac São José dos Campos, Helen Rose dos Santos, o assunto abordado na primeira palestra remete ao lado pessoal e profissional.

Foto: Guilherme Cursino
Angela Savastano e Helen Rose, coordenadora do Senac SJC

“Fiquei encantada com as duas apresentações, a primeira, da professora Cíntia Moreira, nos faz acreditar que de ações simples é possível transformar a nossa realidade para melhor. E nunca devemos esquecer a nossa influência individual no coletivo. Já a pesquisadora Lúcia Yunes ajuda a nossa reflexão sobre passado e presente, e que o conhecimento e a sabedoria não estão apenas em sala de aula”.

Já para a professora da Univap Villa Branca, em Jacareí, Adriana Vilela de Oliveira, “ouvir outros profissionais e suas experiências é sempre gratificante para o educador. Acredito que a soma de conhecimentos e a discussão deles vem acrescentar uma energia nova às minhas vivências”.

Terceira palestra

O terceiro encontro será realizado no dia 20 de maio e terá como tema ‘Aluno, um pesquisador do folclore’, que será explanado por Cascia Frade, professora de Cultura Popular na Faculdade Angel Vianna (RJ) e coordenadora de exposições de arte na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Ela é graduada em Música, pós-graduada em Folclore e Tradições Populares Brasileiras e doutora em Educação. Também é autora do 16º volume da Coleção Cadernos de Folclore, ‘Santo de Casa Faz Milagre: A Devoção a Santa Perna’, publicado em 2006. As inscrições ainda podem ser feitas até o dia 19 de maio, também pela internet.

Inscreva-se aqui para a palestra do dia 20

Foto: Guilherme Cursino
O pesquisador Fábio Bueno é o mediador

O pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do Museu do Folclore, será o mediador nas três palestras. Todos os participantes receberão certificado de participação ao final de cada palestra.

Objetivo

O Projeto Dialogando com o Folclore visa ampliar o conhecimento de professores, educadores e pesquisadores a respeito da cultura popular. A organização cabe ao Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore mediante convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo: Rua XV de Novembro, 99, Centro. Informações: 3924-7318.