Museu do Folclore realiza domingo último ‘Museu Vivo’ do ano

Nesta época do ano, a culinária é um item que recebe uma atenção especial por parte das pessoas. Alguns pratos, inclusive, são considerados tradicionais por muitas famílias, como a rabanada, por exemplo, uma guloseima bastante conhecida no Brasil e feita de várias maneiras. Uma delas será mostrada, neste domingo (16), pela mineira Maria José Oliveira, durante a última edição do ano do programa Museu Vivo, do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Nascida em Brasópolis e moradora em São José há muito tempo, Maria José conta que, a partir dos 12 anos de idade, aprendeu a fazer muitas coisas de culinária, uma delas foi a rabanada. Maria José já participou de outras edições do ‘Museu Vivo’, que também contará com as presenças de outros representantes da cultura popular regional, nas áreas de artesanato e música. A atividade é aberta ao público e acontece na área externa do museu, das 14h às 17h.

No artesanato, a convidada é a joseense Elenice Santos da Costa, moradora no Jardim Diamante, que mostrará ao público sua sabedoria popular na confecção de rosas de cartolina. “Sempre gostei de artesanato. Comecei decorando festas e depois fui me aprimorando. Hoje é só olhar, imaginar e fazer. Foi assim que eu comecei a fazer as flores que vou mostrar no domingo”, destaca Elenice.

A música ficará por conta de José Ramos e Benedito Moreira, a dupla de violeiros conhecida como Hawai e Minuano, que também já participaram do ‘Museu Vivo’ outras vezes. A dupla surgiu por acaso. Em busca de uma segunda voz para a parceria, Benedito foi atrás da cantoria que escutava da sua casa e, na mesma rua, acabou conhecendo José Ramos.

O programa Museu Vivo é realizado pelo Museu do Folclore todos os domingos à tarde, visando valorizar e dar visibilidade os saberes e fazeres de diferentes representantes da cultura popular regional, contribuindo para a salvaguarda do patrimônio imaterial. O museu é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana