Museu do Folclore realiza 13ª Semana de Museus em parceria com Secretaria de Meio Ambiente

Semana de MuseusO Museu do Folclore de São José dos Campos realiza de 19 a 22 de maio, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, a 13ª Semana de Museus, que tem como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. A programação de quatro dias visa atender até 360 alunos (90 por dia) de escolas públicas e privadas do município (ensino fundamental).

As inscrições prévias já estão abertas e devem ser feitas até o dia 15 de maio pela internet. A data e período de participação dos alunos será confirmada por telefone pela equipe do museu.

A 13ª Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura. O tema é escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Faça sua inscrição aqui

Para demonstrar a importância do tema sugerido, o Museu do Folclore e a Secretaria de Meio Ambiente elegeram a borboleta como foco das atividades. Com isso, estão previstas contação de contos e lendas envolvendo o inseto, passeio pelo trecho de mata entre o prédio do museu e o Borboletário Municipal Asas de Vidro (onde há uma grande biodiversidade de borboletas e ouros insetos); e visitas monitoradas aos dois ambientes.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, por serem insetos grandes, coloridos e de fácil visualização, as borboletas são consideradas indicadores para monitoramento ambiental. Elas também possuem um grande apelo popular, tendo sido utilizadas com êxito em programas de monitoramento que têm o envolvimento da população leiga e tradicional, fortalecendo o espírito de conservação na sociedade.

A Secretaria de Meio Ambiente defende que toda sociedade será sustentável se os homens que a compõe souberem dialogar com o meio em que vivem; e cultura também é o resultado desse diálogo, dessa relação, o modo de agir e reagir do homem num determinado ambiente. Nesse contexto, por meio da cantos, versos e manifestações, a cultura popular contribui para preservar, louvar e proteger importantes elementos da natureza.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade. Informações: 3924-7318.