Museu do Folclore quer viabilizar novos projetos por meio do Proac

O Museu do Folclore de São José dos Campos pretende viabilizar, mais uma vez, projetos culturais com recursos do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que prevê investimentos de quase R$ 100 milhões em projetos culturais de diferentes segmentos.

Na área museológica, os investimentos serão destinados a projetos relacionados a patrimônio histórico e cultural, cidadania cultural, eventos e espaços culturais. O museu vem estudando quais segmentos abordará em seus projetos, que deverão ser inscritos até o dia 8 de maio.

O projeto mais recente do museu, viabilizado com recursos do Proac, foi implantado em janeiro de 2022, permitindo que a exposição de longa duração passasse a contar com mecanismos de acessibilidade, destinados, principalmente, a pessoas com deficiência auditiva e visual (foto).

O mesmo projeto também contemplou a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, com a modernização do seu acervo e do mobiliário.

Gestão

Os projetos do museu serão inscritos pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela sua gestão. O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997, quando foi criado.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)