Museu do Folclore intensifica agendamento de visitas em grupo

O Museu do Folclore de São José dos Campos tem intensificado o agendamento de visitas em grupo às exposições permanente e temporária, principalmente de escolas (educação infantil e ensino fundamental) e instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos. O procedimento pode ser feito pelos telefones (12) 3924-7318 e (12) 3924-7354.

As visitas, neste caso, podem ser feitas, exclusivamente de terça a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos as exposições também ficam abertas, das 14h às 17h, mas apenas para visitas espontâneas.

Havendo interesse, também é possível agendar uma visita à Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, que funciona em prédio anexo, de segunda a sexta, também das 9h às 17h. A biblioteca é especializada em cultura popular e possui em seu acevo livros, DVDs, CDs, fotos e hemeroteca.

Exposições

A exposição permanente do Museu do Folclore (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’) foi criada em 2006, sob curadoria do museólogo e antropólogo Raul Lody. Ela é composta por objetos, fotos, vídeos e textos que destacam a cultura popular local e regional, distribuídos em diferentes salas.

O espaço também recebe, atualmente, a exposição temporária ‘Território de Sonhos e Lembranças’, que reúne bordados da artista popular Therezinha Mariano Pinheiro. Os trabalhos retratam figuras, elementos da natureza, pássaros, lembranças da infância e das histórias que o pai da artista contava a ela.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354