Museu do Folclore inicia Ciclo de Natal com abertura do presépio

O Museu do Folclore de São José dos Campos estará em festa neste domingo (5), a partir das 14h, quando dará início ao Ciclo de Natal com a abertura do presépio, de forma presencial. O museu também aproveitará a data para oficializar a abertura da exposição virtual ‘Com quantas histórias se monta um presépio?’ e comemorar 24 anos de criação.

Três Folias de Reis participarão da abertura do presépio: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Folia de Reis de Santana e Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, todas de São José dos Campos. Durante todo o evento será obrigatório o uso de máscara, tanto para os integrantes do museu e das folias, como para o público presente.

A montagem do presépio, este ano, ficou a cargo da joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, 46 anos, e sua família. Ela é integrante da Folia de Reis Estrela de Belém. Em dezembro do ano passado, o presépio também foi montado por alguém da comunidade, mas a abertura aconteceu de maneira virtual pelo Facebook, em razão da pandemia.

O encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio acontecerão no final de janeiro de 2022, quando será realizada mais uma Chegada das Bandeiras, com a presença de um número maior de Folias de Reis. O encontro também deverá ser presencial.

Visitas

Depois de aberto no domingo, o presépio poderá ser visitado pela comunidade no mesmo horário de funcionamento do museu: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Como em anos anteriores, o presépio foi montado na área externa do museu, próximo ao prédio das exposições (permanente e temporária).

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)