Museu do Folclore incorpora 91 novos brinquedos populares à brinquedoteca

O Museu do Folclore de São José dos Campos acaba de incorporar ao acervo da sua brinquedoteca mais 91 brinquedos populares. Agora já são quase 300 à disposição dos frequentadores, principalmente crianças. Os novos brinquedos foram feitos por artesãos de Embu das Artes (SP), Paraty (RJ), Glória do Goitá (PE) e Esperança (PB).

Além dos brinquedos, a brinquedoteca também tem livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para visitas em grupo, é necessário ligar para o telefone 3924-7318, para obter mais informações.

Entre os 91 novos brinquedos, estão 32 barcos, canoas e remos, de artesãos da comunidade de Mamanguá, Paraty (RJ), 19 mamulengos/fantoches, de artesãos e mamulengueiros de Glória do Goitá (PE); 19 bonecas de pano (bruxinha), da Associação de Artesãos de Sítio Riacho Fundo, Esperança (PB) e 21 brinquedos diversos de madeira, de artesãos de Embu das Artes (SP).

Cativou adultos e crianças

Desde sua criação, em 2013, a brinquedoteca está em constante desenvolvimento e visa estimular a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (brinquedo) e imaterial (brincar). Voltada, inicialmente, para o público infantil, ao logo dos anos a brinquedoteca também cativou adultos e idosos.

O espaço foi viabilizado com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio de projeto aprovado junto ao Programa de Ação Cultural (Proac). A iniciativa também contou com apoio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e do Senac São José dos Campos, por meio do movimento Rede Social, que reúne instituições do terceiro setor.

Gestão e criação

Juntamente com a exposição permanente e a biblioteca especializada em literatura popular, a brinquedoteca compõe os espaços de visitação do Museu do Folclore. A gestão desse complexo é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana