Museu do Folclore estará aberto no feriado de Nossa Senhora Aparecida

O Museu do Folclore de São José dos Campos funcionará normalmente nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. O público poderá visitar a exposição de longa duração – ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’ –, das 9h às 17h. Os demais espaços, como brinquedoteca, biblioteca e setor administrativo estarão fechados e reabrirão na quinta-feira (13).

A exposição foi montada em 2006 sob curadoria do museólogo e antropólogo Raul Lody. Ela é composta por diferentes objetos, imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil, organizados em oito diferentes ambientes: Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologia, Sala Religiosidade, Sala Festas, Sala Santos de Fé (onde há uma imagem de Nossa Senhora Aparecida), Sala Identidades, Sala Brasil e Sala Panelas do Vale.

Visitas espontâneas e agendadas

O funcionamento do museu é de terça a sexta e feriados, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h. A visita à exposição e demais espaços é gratuita e pode ser feita de forma espontânea ou agendada, quando for em grupo. Neste caso, o agendamento deve ser feito pelo telefone 3924-7354.

O Museu do Folclore de São José dos Campos foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1987 e está instalado no Parque da Cidade há 19 anos. A gestão da exposição e suas atividades é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), mediante convênio com a FCCR.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Roberto Burle Marx, Santana. Informações: 3924-7318.