Museu do Folclore elege figureiras do Vale do Paraíba como tema do mês do folclore 2015

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza de 18 de agosto a 11 de setembro mais uma edição do mês do folclore, com atividades voltadas para alunos de educação infantil e ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. As inscrições poderão ser realizadas no período de 3 a 7 de agosto, somente pelo telefone 3924-7354.

Foto: Gilmar Duenas/Arquivo FCCR
Dona Lili, em sua casa, mostrando uma de suas peças ainda em processo de acabamento

O tema deste ano vai enfocar as figureiras do Vale do Paraíba e a importância dos trabalhos produzidos por elas para a cultura popular da região. Diversas peças que fazem parte do acervo do Museu do Folclore poderão ser vistas na exposição de longa duração e na exposição temporária que será produzida especialmente para o mês de agosto, dedicada à Maria Benedita dos Santos, a conhecida Lili Figureira, falecida no dia 5 de junho, como forma de homenageá-la.

Confira aqui um pouco sobre as figureiras do Vale do Paraíba

Programação

Estão previstas visitas à exposição de longa duração do museu, à exposição temporária, exibição de vídeo, contação de história e contato com figureiras (os) convidadas. Os alunos que participarem da programação ainda poderão tirar fotos e gravar vídeos durante as visitas; e postar o material na página do Museu do Folclore no Facebook.

O Museu do Folclore também vai propor às escolas participantes que desenvolvam com seus alunos, durante o segundo semestre do ano, ações pedagógicas sobre cultura popular, assumindo, em contrapartida, o compromisso de divulgar (de forma impressa e virtual) os relatos das experiências vivenciadas, tendo por base o tema apresentado no mês do folclore.

Neste período os alunos poderão realizar pesquisas na biblioteca do museu, onde há vários livros, fotos e vídeos com informações de figureiras do Vale do Paraíba; além de visitarem a exposição de longa dureção.

Atendimento

“Queremos que os alunos aproveitem bem a visita ao Museu do Folclore neste período, quando a cultura popular é bastante abordada e discutida nas escolas”, enfatiza a folclorista Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). As escolas que não conseguirem se inscrever no período da programação, poderão agendar visitas ao Museu do Folclore para os próximos meses, quando o tema proposto ainda estará em evidência.

As atividades do mês do folclore são realizadas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura Municipal com organização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.