Museu do Folclore disponibiliza 24º volume da Coleção Cadernos de Folclore

O livro ‘Carapicuíba – Uma Aldeia Mameluca’, 24º volume da Coleção Cadernos de Folclore, já está à disposição de educadores, pesquisadores, estudiosos da cultura popular e interessados na biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos. A publicação também será enviada à bibliotecas do município, de outras regiões do Brasil e à instituições que atuam na área da cultura popular.

A obra, de autoria do professor e jornalista Américo Pellegrini Filho, foi lançada no último dia 14 de dezembro no Museu Municipal de São José dos Campos. Antes disso, no dia 7, o autor fez um pré-lançamento do livro na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

O lançamento contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre elas o historiador Arnaldo Akira Umeda, gestor do Museu Municipal (representando o presidente da FCCR, Alcemir Palma), a folclorista Angela Savastano, presidente do CEPC, e três ex-presidentes da FCCR, Yolanda Borghoff, Fátima Manfredini e Antonia Varotto.

Confira aqui outras fotos do lançamento

Confira aqui fotos do pré-lançamento

Para o professor Américo Pellegrini, a obra tem uma importância muito grande, pois possibilita a divulgação do seu trabalho de conclusão de doutorado em Ciências da Comunicação, realizado na ECA/USP há um bom tempo. “Eu só tenho a agradecer à FCCR e ao CECP por terem possibilitado a publicação dessa pesquisa”, disse Américo Pellegrini.

Angela Savastano ressaltou que, com o lançamento de mais um volume da Coleção Cadernos do Folclore, “o CECP cumpre seu papel como instituição incentivadora do estudo do folclore e da cultura popular”.

A Coleção Cadernos de Folclore é produzida anualmente desde 1986 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Confira aqui os demais volumes da coleção

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.