Museu do Folclore comemora 30 anos com abertura do presépio e Ciclo de Natal

Compartilhe:

O Museu do Folclore de São José dos Campos completa em dezembro 30 anos de existência. A comemoração acontece neste domingo (3), a partir das 14h30, juntamente com a abertura do presépio e início do Ciclo de Natal. O museu é um espaço cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos e considerada de utilidade pública no município.

Foto: Adenir Brito
Fachada do Museu do Folclore no Parque da Cidade

A criação do Museu do Folclore foi aprovada pela FCCR em 1997, atendendo proposta da antiga Comissão de Folclore da instituição. Em 1992 o museu passou a ocupar espaço na antiga Igreja São Benedito, no centro da cidade, onde reuniu os primeiros objetos do seu acervo. Em 1997, novamente por decisão da FCCR, passou a funcionar no Parque da Cidade, onde está até hoje. Com a criação do CECP, em 1999, ganhou uma gestão compartilhada.

Leia mais sobre a história do Museu aqui

“Nestes 30 anos de existência do Museu do Folclore temos muitas histórias para contar e conquistas para comemorar. Apesar das dificuldades ao longo do caminho, nunca deixamos de buscar nossos objetivos, valorizando e difundindo a cultura popular joseense e da região do Vale do Paraíba”, ressaltou a cientista social e folclorista Angela Savastano, uma das grandes responsáveis pela existência do Museu do Folclore e presidente do CECP.

Presépio e Ciclo de Natal

Ivone (à direita) e sua família montaram o presépio

No mesmo dia o Museu do Folclore abre seu presépio e dá início ao Ciclo de Natal, com a presença de três Folias de Reis (Esplendor do Oriente e Estrela de Belém, de São José dos Campos; e Filhos do Oriente, de Jacareí). Este ano o presépio foi montado pela família de Ivone de Paula, que teve a colaboração do marido Vicente Corrá, da irmã Hilda de Paula e da sobrinha Mara de Paula.

Após sua abertura, o presépio poderá ser visitado de terça a sexta e feriados, das 9h às 14h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Seu fechamento e encerramento do Ciclo de Natal estão programados para o dia 28 de janeiro de 2018, quando novos grupos de Folias de Reis se reunirão no Museu do Folclore para a XXI Chegada das Bandeiras.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Postado em: 1

  1. lindaura c. da silva
    3 de dezembro de 2017

    Que estas pessoas maravilhosas continuem valorizando, incentivando, divulgando … e amando a cultura brasileira, principalmente num espaço lindo como este museu. Adorei. Em breve pretendo visitar. Sou de Guarulhos, mas nasci em Cruzeiro, conheço S.José (tenho família aí). E também adoro artesanato, roça, pessoas simples mas ricas em cultura. Parabéns. Ah montamos presépio em casa.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo