Museu do Folclore realiza último Museu Vivo do mês

O cantor Rodrigues Neto

O Museu do Folclore de São José dos Campos estará aberto neste final de semana (dias 22 e 23) e no domingo de Carnaval realizará a última edição do mês do programa Museu Vivo, que contará, como sempre, com representantes da cultura popular regional, nas áreas de artesanato, culinária e música. A atividade é aberta ao público e acontece no lado externo do museu, das 14h às 17h.

Um dos participantes será o cantor, violeiro e compositor Antonio Rodrigues Martins Neto, natural de Lutécia (SP) e morador em São José desde 1986. Rodrigues Neto, como é conhecido no meio musical, é de família de músicos e se interessou pela área aos 11 anos. Quando frequentou o seminário aprendeu a tocar violão básico e aos 16 passou a compor.

Darci Xavier de Almeida

Rodrigues Neto também é jornalista e já foi apresentador de programa sertanejo na televisão. Hoje forma a dupla Rodrigues Neto e João Lucas (foto maior), com o amigo João Aparecido Faria. “Sempre estamos aprendendo alguma coisa nova nesta área musical e será muito bom compartilhar esse saber com o público”, ressaltou.

O encontro também contará com a presença da mineira Darci Xavier de Almeida, que já participou de outras edições do Museu Vivo. Dessa vez, ela compartilhará uma receita de torta de legumes. Darci conta que cresceu na roça, ajudando a família na lavoura. Foi lá que aprendeu, sozinha, tudo que sabe de culinária caipira, “tanto de salgado como doce”, diz ela.

A folclorista Angela Savastano orienta

No artesanato, a folclorista Angela Savastano dará continuidade ao trabalho de máscaras de Carnaval, onde utiliza papel, goma e argila para fazer os moldes. A atividade propõe uma vivência ao público, onde as pessoas colocam, literalmente, a ‘mão na massa’, para produzirem suas próprias máscaras.

Gestão

O Museu do Folclore, criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em 1987, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Durante todo o ano o museu realiza vários projetos e programas, entre eles o Museu Vivo, que acontece todo domingo à tarde.

Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana