Museu abre exposição temporária sobre presépios

Crochê, palha, arame, cerâmica, papel, barro e gesso, são algumas das matérias primas utilizadas na produção de diferentes presépios que compõem a nova exposição temporária do Museu do Folclore. A mostra leva o nome de À Espera do Sagrado e será aberta neste sábado, às 14h.

Com curadoria da museóloga Mariana Boujad, a exposição conta com 10 presépios: um deles do próprio acervo do museu e os demais cedidos por seus autores ou proprietários, como a folclorista Angela Savastano, a artesã Maria Leonice e figureiras ligadas ao Coletivo Santo de Casa – Tecnologias Populares.

“Além de reunir presépios de vários formatos e materiais, nós também nos preocupamos com a ambientação da sala onde foi montada a exposição, que estará na penumbra. Também haverá um texto projetado no teto (leia trecho abaixo) e uma representação de noite estrelada no corredor”, explica Mariana.

“As tradições religiosas são parte significativa das expressões culturais de um povo, refletindo valores, crenças e formas de vivenciar o mundo ao longo das gerações. A montagem dos presépios conta a história dos dias que antecedem o Natal, por meio de diferentes cenários”.

A escolha do tema da exposição, segunda Mariana, se deve justamente ao período do ciclo de Natal, que tem como ponto central o presépio. “A manifestação de montagem do presépio é expressada de várias formas e a intenção é mostrar isso aos visitantes”, ressalta.

Duração e gestão

A exposição temporária ocupará lugar destacado no mesmo prédio onde está localizada a exposição de longa duração do museu e ficará aberta para visitação até o final de fevereiro. Poderá ser vista de terça a domingo, das 9h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)