Mês do Folclore recebe quase 80 alunos de escola municipal na abertura

Um grupo de quase 80 alunos (7 a 8 anos) do ensino fundamental I, da EMEF Profa. Ruth Nunes da Trindade, no Parque Interlagos (região sul), abriu hoje (21), pela manhã, a programação do Mês do Folclore no Museu do Folclore de São José dos Campos, que tem gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Para o período da tarde, mais 105 alunos, de três diferentes escolas (duas particulares e uma municipal) estavam sendo esperados.

Até o dia 31 de agosto, quase 1.600 crianças de 18 escolas (públicas e particulares) do município participarão das atividades, que acontecem pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h.

A programação deste ano tem como tema ‘Um tesouro aqui na terra! Plantas medicinais e seus segredos’, que aborda a sabedoria popular sobre as ervas medicinais. Por meio de quatro estações de atividades educativas e lúdicas, as crianças estão recebendo informações e vivenciando experiências sobre o tema.

Tema interessante

A orientadora educacional Maria Edilene Rodrigues Martins, da EMEF Profa. Ruth Nunes da Trindade, que acompanhou o grupo de alunos em todas as atividades, disse que gostou do tema proposto para este ano. “Pela reação dos alunos, deu para ver que eles ficaram bem interessados no que estava sendo mostrado e tenho certeza que o trabalho que fizemos com eles em sala de aula, contribui bastante para isso”, ressaltou.

Segundo Maria Edilene, alguns alunos têm seus avós morando com eles, o que facilitou o entendimento do tema. “Esses alunos já convivem com o hábito de pessoas da família usarem ervas medicinais para tratar de problemas de saúde. Uma atitude muito praticada, principalmente, por seus avós”, destacou. A orientadora ainda confirmou que, após a visita, o tema continuará sendo discutido com os alunos.

Durante a programação do Mês do Folclore, a prioridade de atendimento é para as escolas agendadas. Por outro lado, as visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta, entre os intervalos das atividades (entre 11h e 14h), e aos sábados, das 11h às 17h. A partir de setembro, o atendimento voltará ao normal, com agendamento de grupos devendo ser feito pelo telefone 3924-7354.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana