Mais de 29 mil pessoas participam de atividades do Museu do Folclore em 2015

O Museu do Folclore de São José dos Campos registrou no ano passado a participação de mais de 29 mil pessoas em suas atividades. A maior parte delas (21 mil) visitou a exposição permanente (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’), a biblioteca e a brinquedoteca. Programas como Museu Vivo e Mês do Folclore, por exemplo, contaram com a participação de 2.680 e 2.998 pessoas, respectivamente.

Entre as atividades realizadas, a exposição temporária em homenagem à Dona Lili Figureira (falecida em junho de 2015) merece destaque. A mostra foi inserida na programação do Mês do Folclore, que teve como tema ‘A arte das figureiras do Vale do Paraíba. Os encontros realizados pelo museólogo e professor Mário Chagas, durante o mês de novembro, também foram muito produtivos.

O Museu do Folclore realizou ainda vários outros atendimentos durante o ano de 2015, entre eles à professores de escolas da rede municipal e privada, à policiais militares, à estudantes de universidades, a grupos de idosos e outros interessados. Da mesma forma, representantes do museu também participaram de compromissos relacionados à museologia e cultura popular.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), que mantém convênio de parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.