Fundação Cultural seleciona nova instituição para gestão do Museu do Folclore

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo publicou, nesta segunda-feira (25), edital de chamamento público que visa analisar e selecionar a melhor proposta de gestão para o Museu do Folclore de São José dos Campos. Podem participar do processo organizações da sociedade civil com, no mínimo, um ano de existência e que comprovem experiência na gestão de museus, além de outras exigências que constam do edital.

As propostas devem ser apresentadas até às 18h do dia 30 de julho, mediante preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site da Fundação Cultural. O resultado da análise das propostas será divulgado até o dia 3 de agosto, também no site da instituição e no boletim do município (disponível no site da Prefeitura de São José). O resultado final do processo só será divulgado após a análise de possíveis recursos.

Termo de colaboração

A organização selecionada celebrará um termo de colaboração com a Fundação Cultural, conforme está descrito na nova legislação (Lei Federal 13.019/2014 e Decreto Municipal 17.581/2017) que trata das relações entre o poder público e as organizações da sociedade civil. A parceria terá prazo de dois anos (podendo ser prorrogada, caso haja interesse da Fundação Cultural).

A instituição selecionada também poderá captar recursos junto à iniciativa privada ou demais esferas da administração pública, bem como gerar recursos próprios com comercialização de produtos ou prestação de serviços, que deverão ser aplicados exclusivamente na gestão do projeto Museu do Folclore, mediante aprovação da Fundação Cultural.

Histórico

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural, que funciona no Parque da Cidade desde 1997, mas sua criação data de 1987, por sugestão da antiga Comissão Municipal de Folclore. Sua primeira instalação (provisória) ocorreu em 1992 na Igreja São Benedito, com acervo de 203 peças. Hoje, o museu tem uma exposição de longa duração que destaca a cultura popular do Vale do Paraíba e outras regiões do Brasil.

Além da exposição, aberta à comunidade de terça a sábado, das 13h às 17h, o Museu do Folclore tem uma biblioteca e uma brinquedoteca especializadas em cultura popular, que podem ser frequentadas de segunda a sexta, também das 13h às 17h.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana