Fundação Cultural discute implantação de um Sistema Municipal de Museus

Compartilhe:

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo começa a discutir, na próxima terça-feira (6), a implantação de um Sistema Municipal de Museus, visando ter uma gestão museal mais uniforme para os quatro museus públicos da cidade: Museu Municipal, Museu de Arte Sacra, Museu do Folclore e Museu de Esportes.

 

O encontro acontecerá no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos, a partir das 14h, reunindo gestores desses museus. Esta será a primeira reunião de outras que acontecerão toda primeira terça-feira do mês, para discutir esta questão. Numa outra fase de discussões, também está prevista a inclusão dos museus privados no sistema.

 

A intenção é começar a trabalhar em rede, adotar reserva técnica e catalogação de acervo em plataforma única e até mesmo desenvolver ações de divulgação conjuntas; e, com isso, economizar recursos financeiros. O sistema pode entrar em atividade já a partir de 2019.

 

Além dessa iniciativa, a Fundação Cultural também estuda a implementação de um Museu Histórico e Arqueológico, que passaria a funcionar no Igreja São Benedito, no centro da cidade.

 

Gestão

 

Os museus Municipal e de Arte Sacra estão sob gestão direta da Fundação Cultural. Já o Museu do Folclore e o Museu de Esportes, são geridos, respectivamente, pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura.

 

Nos quatro museus públicos há exposições de longa duração, que podem ser visitadas de acordo com o horário de funcionamento de cada um. Os espaços também abrigam exposições temporárias durante o ano, específicas às áreas de sua atuação. Em todos eles a visitação é gratuita.

 

Endereços

 

Museu Municipal de SJC

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

Terça a sexta, 9h às 18h, sábados, 9h às 13h

(12) 3921-7587 – www.fccr.sp.gov.br

 

Museu de Arte Sacra de SJC

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

Terça a sexta, 9h às 17h, sábados, 9h às 14h

(12) 3921-7226 – www.fccr.sp.gov.br

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

Terça a sexta, 9h às 17h, sábados e domingos, 14h às 17h

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

 

Museu de Esportes

Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340

Estádio Martins Pereira (Portão 2) – Jardim Jussara

Segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 16h

(12) 3932-8600 – www.museudeesportes.sjc.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo