Família participa da montagem do presépio do Museu do Folclore

A montagem do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade, contou com a colaboração de muitas mãos. Convidada para realizar o trabalho, a mineira Maria Bernadete Caetano Souza, 74 anos, não pensou duas vezes e levou filhos e netos para ajudá-la. Assim como faz quando monta o presépio da sua casa.

Carlos Eduardo Caetano, um dos filhos que ajudou na montagem, declarou na sua rede social: “Admirar, fomentar e divulgar a cultura popular é um dos meus propósitos como escritor e agente cultural. Este evento é muito especial, pois trata-se da montagem do presépio, realizada pela nossa família sob a orientação da mamãe”.

Lembrando do dia da montagem, Carlos Eduardo acrescentou que foi emocionante ver o trabalho da sua mãe valorizado na cidade. “Deus nos abençoou com uma manhã ensolarada e foi muito legal ver o engajamento e entrosamento dos primos. São momentos como este que alimentam nosso espírito e impulsionam nossa caminhada”.

Bernadete herdou da sua avó a tradição de montar presépios. Aos 12 anos, passou a frequentar mais a casa dela e a criar suas primeiras memórias sobre essa manifestação. “Lembro que minha avó pedia para eu ir à beira do rio pegar pedrinhas para colocar no presépio”, diz ela.

Abertura

O presépio será aberto dia 4 de dezembro (domingo), às 14h, e marcará o início do ciclo de Natal no Museu do Folclore. Quatro Folias de Reis estarão presentes: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha e Folia de Reis São Vicente de Paula.

No mesmo dia, o Museu do Folclore completará 25 anos de instalação no Parque da Cidade. A data é celebrada como sendo o de criação do museu, uma vez que antes disso ele só teve sedes provisórias, como na antiga Igreja de São Benedito, no centro da cidade.

Mais informações sobre a história do museu podem ser encontradas no 26º volume da Coleção Cadernos de Folclore, publicado em 2020, com o título ‘O Museu do Folclore de São José dos Campos – Uma breve história’.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Foto grande: Bernadete (à direita, de pé) contou com ajuda de filhos e netos para montar o presépio.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)