Exposição virtual conta histórias de presépios e de seus autores

Com quantas histórias se monta um presépio? Algumas delas estão contadas na exposição virtual aberta pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, no último dia 5, que leva exatamente este nome. A mostra é temporária e reúne textos, fotos e depoimentos (em vídeo) de diferentes pessoas, recriando muitas experiências vivenciadas ao longo dos anos em torno desse símbolo natalino.

Conheça a exposição aqui

O costume de montar presépios é uma tradição para muitas famílias e faz parte das manifestações, comportamentos e elementos presentes no Ciclo Natalino, como as ceias, luzes especiais, enfeites, rezas, folias e cantorias. O Museu do Folclore, ao longo de sua existência, pesquisa, valoriza e fomenta as montagens de presépios e a festividade que se instala ao redor dele.

Muitas pessoas que mantêm essa tradição, já montaram presépios no Museu do Folclore, deixando um pouco de suas histórias registradas em suas obras. A exposição destaca as histórias de quem monta, de quem acompanha, de quem vive e de quem admira essa manifestação da cultura popular, onde tradição, memória e transmissão de saberes, são suas principais características.

Para a folclorista do museu, Angela Savastano, “as manifestações que ocorrem no Ciclo Natalino fazem parte da humanidade, de como interpretamos essa história que conta sobre um tempo que alguns magos, observando os fenômenos dos astros, seguiram uma estrela que anunciava o nascimento de Jesus; e a montagem dessa história é o presépio”.

Gestão

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997. Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede no município.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354 – www.ciclodenatal.museudofolclore.org