Cultura popular perde um dos seus maiores estudiosos

Colaborador e presença garantida em muitas atividades realizadas pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, nos anos de 2016, 2019 e 2020, faleceu, nesta terça-feira (11), aos 83 anos, o antropólogo, cientista social, psicólogo e historiador Carlos Rodrigues Brandão.

Autor de mais de 100 livros, Brandão também era pesquisador, professor e escritor. Um das suas obras, O saber, o cantar e o viver do povo, publicada em 2009, faz parte da Coleção Cadernos de Folclore, do Museu do Folclore, como 19º volume.

Em uma de suas últimas passagens pelo museu, em agosto de 2020, Brandão participou do projeto Dialogando com o Folclore, dividindo as abordagens com André Bazzanella, coordenador da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, programa criado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Durante seu percurso profissional, Brandão ocupou cargos importantes em instituições educacionais de renome no Brasil e no exterior, como USP (São Paulo). Unicamp (Campinas), UFU (Uberlândia), PUC (Rio de Janeiro), UnB (Brasília) e Universidad Veracruzana (México).