Cultura popular está em luto novamente, morre o mestre folião Jesus Pereira

A cultura popular da região está em luto mais uma vez. Faleceu hoje (27), em São José dos Campos, o folião Jesus Pereira de Lima, aos 65 anos. Por muitos anos foi mestre da Folia de Reis Sertão da Onça, de São José do Barreiro, que em 2018 completou 100 anos de existência. Era presença garantida no Ciclo de Natal do Museu do Folclore.

Jesus era natural de São José do Barreiro, mas morava em São José há algum tempo. Estava internado no Hospital Municipal de São José desde 13 de janeiro e hoje sofreu um AVC, vindo a falecer. Ele será velado e enterrado nesta sexta-feira (28), às 9h, no Cemitério Colônia Paraíso (Travessa Capitingal, 63, Jardim Morumbi).

A Folia de Reis Sertão da Onça começou em 1920, por iniciativa de um tio do avô de Jesus. Entre os demais foliões, ele era conhecido pela facilidade em compor versos das músicas que cantava durante as manifestações. Em 2014, Jesus também montou o presépio do Museu do Folclore, ao lado da aposentada Lazara Camargo Santana.

Jesus é um dos protagonistas do 22º volume da Coleção Cadernos de Folclore (O Saber e o Fazer no Museu do Folclore), projeto do museu publicado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Centro de Estudos da Cultura Popular. Sua história está contada entre as páginas 69 e 74 da publicação, lançada em 2012.