Cultura Popular do Vale do Paraíba perde um dos seus importantes representantes

“Tem um provérbio budista que diz que quando a gente passa a aceitar nossas limitações, aí que nós passamos a ser felizes. Quando você aceita sua limitação nada mais é de sacrifício”. A frase é do figureiro e artesão Luiz Paulo Ragazini, que por muitos anos participou do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Luiz Paulo Ragazini faleceu no último domingo (2) em São José dos Campos, cidade onde nasceu. Seu corpo foi velado na Capela Nossa Senhora da Auxiliadora, no Jardim Augusta, bairro onde morou e viveu com parte de sua família. No local, antigamente, seu pai criava cavalos e trabalhava como ferreiro.

Acervo FCCR
Luiz Paulo participou do lançamento do 22º volume

Parte da história de Luiz Paulo Ragazini está contada no livro ‘O Saber e o Fazer no Museu do Folclore’, 22º volume da Coleção Cadernos do Folclore, publicado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Em um dos trechos do livro Luiz Paulo conta: “Eu era criança e sempre gostei de presépio, é muito mágico isso. O Natal para mim é muito mágico, o que tem de mais próximo da magia é o amor, é este sentimento. E quando a gente faz tudo com amor, com paixão é mágico! Por isso eu falo: magia existe!”.

A publicação pode ser emprestada junto à biblioteca do Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana) ou pode ser lida pela internet. No acervo do museu também há várias peças produzidas por ele e outros documentos a seu respeito. Mais informações pelo telefone 3924-7318 ou pelo site www.museudofolclore.org