CECP faz campanha para aquisição de internet móvel para o Museu do Folclore

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) deu início a uma campanha virtual para obter recursos que possibilitem a aquisição de uma linha de internet móvel para o Museu do Folclore, cuja atividade está sob sua gestão. A intenção é facilitar o acesso do público, inclusive de deficientes visuais, ao acervo do museu, que tem cerca de mil peças (incluindo reserva técnica exposição de longa duração).

As doações variam de R$ 20,00 a R$ 300,00 e podem ser feitas por uma página específica, com detalhes da campanha, hospedada no site do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos. A iniciativa do CECP integra uma campanha de financiamento coletivo (popularmente chamada de ‘vaquinha virtual’) lançada pelo Fundo Social no final de outubro, envolvendo várias instituições.

A aquisição da linha de internet móvel vai de encontro à implantação de um programa de gestão da informação, que vem sendo realizada no Museu do Folclore. Após a conclusão deste trabalho, todos os dados do acervo (ficha técnica e fotos) serão disponibilizados na internet, podendo ser acessados por uma plataforma específica ou pelo sistema QR Code, por meio de um áudio com informações de cada peça.

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999 e com sede em São José dos Campos. Atualmente, a instituição é responsável pela gestão do Museu do Folclore, mediante Termo de Colaboração com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Dia de Doar

A campanha de financiamento coletivo é um reforço à campanha tradicional do Fundo Social (Dia de Doar), que ocorre anualmente dia 3 de dezembro. O objetivo é facilitar a doação por meio da captação eletrônica de recursos. Com a disponibilização das ferramentas online, as entidades podem apresentar seus projetos, suas necessidades e, assim, despertar o interesse e incentivar a cultura da doação em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana