CECP é selecionado pelo Iphan para realizar dossiê sobre o Samba de Bumbo

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), de São José dos Campos, foi selecionado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realizar o dossiê de Registro do Samba de Bumbo ou Samba Rural Paulista, como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Em 2015, este bem cultural foi registrado como patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo.

A seleção decorre da participação do CECP em edital de chamamento público do Iphan, que prevê a realização do dossiê por meio de pesquisa documental, registro fotográfico e videográfico (produção de documentários) do bem cultural. O trabalho terá início após formalização de parceria com o Iphan, ainda neste ano, por meio de um ‘termo de colaboração’.

Ainda de acordo com o edital, o material produzido deverá oferecer uma leitura ampla do Samba de Bumbo, contemplando seus aspectos etnográficos, históricos e patrimoniais, além de apontar os caminhos iniciais para o processo de salvaguarda.

Experiência

A respeito do resultado do chamamento público, o Iphan destacou que o CECP apresentou um plano de trabalho consistente, contendo metas, forma de execução e prazos determinados, além de uma forma clara para utilização dos recursos.

O instituto também atestou que o CECP possui grande experiência com trabalhos relacionados à identificação e à promoção do patrimônio cultural imaterial, lembrando dos ótimos resultados obtidos com uma outra pesquisa realizada pela instituição entre os anos de 2015 e 2017, sobre as Congadas no estado de São Paulo.

Credibilidade

“O resultado positivo que tivemos neste chamamento público do Iphan só ratifica e fortalece o trabalho que temos realizado em prol da cultura popular, em 20 anos de existência do CECP”, destaca o presidente da instituição, Ricardo Savastano. Para ele, “a realização de mais esta parceria com o Iphan aumenta a credibilidade do CECP no âmbito nacional”.

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na área da cultura popular desde 1999, quando foi criado. Entre os projetos sob sua gestão destacam-se o Museu do Folclore de São José dos Campos (parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo), o Ecomuseu+ (2018 a 2010) e o Ecomuseu Campos de São José (2015 a 2017), ambos patrocinados pela Petrobras.

CECP de São José dos Campos

Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana