Casa do Patrimônio retoma ações do Observatório da Paisagem

Compartilhe:

Sem realizar encontros presenciais há algum tempo, em razão da pandemia da covid-19, integrantes do Observatório da Paisagem se reuniram no Museu do Folclore de São José dos Campos, recentemente, para um realinhamento e discussão das atividades futuras do projeto. O grupo também visitou as dependências do museu.

 

O Observatório da Paisagem foi criado em 2017 por iniciativa do programa Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e consiste numa rede informal que busca a troca de experiências e realização de ações comuns entre instituições públicas e da sociedade civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

 

Entre as instituições que fazem parte do Observatório da Paisagem está o CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil responsável pela gestão do Museu do Folclore e pelo projeto Ecomuseu dos Campos de São José, desenvolvido com patrocínio da Petrobras.

 

Retomar atividades

 

“Estamos retomando as atividades neste período de pós pandemia e a reunião no Museu do Folclore teve como objetivo iniciar a rearticulação da rede, uma vez que o afastamento levou à dispersão dos atores”, explicou André Bazzanella, coordenador da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba.

 

“Entendemos que, além fazer do Observatório da Paisagem, nossa contribuição nestas discussões é de suma importância, principalmente no momento que estamos tratando do processo de restauro do prédio do Museu do Folclore, um patrimônio do município”, destacou a gestora Maria Siqueira, responsável também pela gestão do Ecomuseu.

 

Representação do Iphan

 

O programa Casa do Patrimônio foi criado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2009 e a unidade do Vale do Paraíba em 2013, como representação do Iphan na região, com sede em São Luiz do Paraitinga.

 

O objetivo do programa é articular e fomentar ações institucionais e educativas com a comunidade da região, em prol da construção do conhecimento, valorização e usufruto do patrimônio cultural.

 

Participaram da reunião o coordenador do observatório, André Bazzanella, a gestora do Museu do Folclore, Maria Siqueira Santos, o presidente do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), Ricardo Savastano, e os representantes da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, Larissa Neli Faria e William de Oliveira, e dos institutos Chão Caipira e H&H Fauser (Paraibuna), José Vicente Faria e Lucas Campos.

 

Gestão

 

O Museu do Folclore é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo