Ouvindo por Acaso

A Folia de Reis é um folguedo tradicional no Brasil, que integra o conjunto dos folguedos natalinos. Conhecida nas cidades e vilarejos do interior fluminense, capixaba, mineiro, paulista e paranaense, até pouco tempo era essencialmente rural, mas hoje já se apresenta em centros urbanos.

FOLIA DE REIS

A peregrinação da Folia de Reis reproduz a viagem dos Reis Magos à Belém e tem finalidade de visitar os moradores do lugar para obter donativos para a Festa de Reis, que podem constar de alimentos e até dinheiro. Começam sua peregrinação em 24 de dezembro ou 1º de janeiro e terminam dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Os grupos das Folias constituem-se de 12 ou mais foliões, em geral músicos e cantores, a quem se juntam os palhaços. Cada um adota uma espécie de uniforme militar e são acompanhados de violão, cavaquinho, sanfona, pandeiro, bombo e caixa.

Na Folia de Reis há um compromisso dos envolvidos de participar da peregrinação durante 7 anos. Após este período, o folião é considerado mestre ou fica liberado para abandonar a folia, mas pode continuar se dedicando como simples devoção.

Referência:

Folguedos populares do Brasil: Rossini Tavares de Lima. (Editora Ricordi/SP/1962).

Música:

Mestres Navegantes – São Luiz do Paraitinga: Betão Aguiar (Coletivo Navegantes/SP/2010).

Voltar ao topo