Warning: strip_tags() expects parameter 1 to be string, array given in /home/storage/d/dd/f0/museudofolclore/public_html/wp-content/plugins/og/includes/iworks/class-iworks-opengraph.php on line 1021

Museu do Folclore comemora 18 anos com abertura do presépio e início do Ciclo de Natal

Compartilhe:

Dezembro é um mês de acontecimentos importantes para a cultura popular local, particularmente para o Museu do Folclore de São José dos Campos, que no dia 6 (domingo) comemora 18 anos de existência no Parque da Cidade. O museu foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1987, por sugestão da antiga Comissão Municipal de Folclore.

Seu primeiro acervo foi instalado provisoriamente em 1992 na Igreja São Benedito; e em 1997 passou a funcionar no Parque da Cidade, resultado de projeto do Centro de Estudos da Cultura Popular, aprovado pela Lei de Incentivos Fiscais (LIF).

A missão do Museu do Folclore é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

Abertura do presépio

No mesmo dia 6, a partir das 14h30, o presépio montado no lado externo do Museu do Folclore será aberto à visitação pública, dando início ao Ciclo de Natal, que se estenderá até o final de janeiro de 2016.

Na abertura do presépio estarão presentes três grupos de Folias de Reis: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis do Oriente (São José dos Campos) e Folia de Reis do Oriente (Jacareí). Já no fechamento, dia 31 de janeiro, estão confirmadas 16 Folias de Reis – 13 do Vale do Paraíba e três de Minas Gerais (veja relação abaixo). A programação começará às 9h30 e prevê, ainda, a celebração de uma missa.

Confira os grupos

São José dos Campos: Folia de Reis da Vila Corintinha, Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia Irmandade Santos Reis, Folia de Reis São Vicente de Paula, Folia de Reis Estrela de Belém, Folia de Reis de Santana, Cia dos Três Reis do Oriente, Folia de Reis do Mestre Zé Mira e Folia de Reis São José.

São José do Barreiro: Folia de Reis Sertão da Onça.

Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento.

Caçapava: Folia de Santos Reis.

Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente.

Conceição do Rio Verde (MG): Folia de Reis do Zé Marquim e Folia de Reis do Pedro Cabrito.

São Lourenço (MG): Folia de Reis de São Lourenço.

As atividades da montagem e abertura do presépio, como a presença das Folias de Reis, são uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) sob coordenação do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318 e 3924-7354.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo