A ordem é brincar e se divertir durante as Férias no Museu

Não tem coisa melhor do que aproveitar as férias para brincar, seja do que for. E não importa a idade, o que vale mesmo é se divertir. Melhor ainda se puder ser ao ar livre, em um parque, por exemplo. E, se possível, conhecendo novas brincadeiras, novos brinquedos e até ouvindo histórias.

Este cenário poderá ser conferido e vivenciado nas próximas quintas-feiras deste mês (dias 19 e 26) e também de fevereiro (dias 2, 9, 16 e 23), no Museu do Folclore de São José dos Campos, sempre das 9h às 16h. São as Férias no Museu e não é preciso se inscrever.

Não há limite de idade para participar, mas as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, durante as atividades. Os monitores conduzirão as brincadeiras de acordo com a faixa etária dos participantes.

Brincadeiras

As brincadeiras serão variadas, entre tradicionais e outras mais atuais. Alguns brinquedos da brinquedoteca do museu serão disponibilizados para as crianças, bem como livros infantis. Também haverá atividades manuais com papel, tecido e argila; e contação de histórias.

Segundo Camila Inês Rossi, responsável pelo setor Educativo do museu, “a intenção é que as crianças participem de maneira livre e se divirtam com as atividades e os brinquedos; sempre podendo conhecer algo novo e que ainda não tenham vivenciado”, explica.

Para Maria Siqueira Santos, gestora do museu, esta atividade foi pensada para atender tanto as crianças como seus pais ou responsáveis neste período de férias escolares. “E também é uma forma de aproximar o público do Museu do Folclore e suas atividades”, destaca.

Exposições

Durante todos os dias desta atividade, o museu funcionará normalmente, com as exposições podendo ser visitadas das 9h às 17h. A atual exposição temporária, À Espera do Sagrado, reúne 10 presépios feitos de diferentes materiais e poderá ser apreciada até o final deste mês.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Postado em: 2

1. Fernanda da Silveira
    17 de janeiro de 2023

Gostaria de levar minha neta e duas sobrinha para conhecer o museu

1. Avelino Israel
      18 de janeiro de 2023

Fernanda, boa tarde! Será um prazer recebê-las no Museu do Folclore, tanto para visitarem as exposições, como para participarem do Férias no Museu. As exposições estão abertas de terça a domingo, das 9h às 17h. E as Férias no Museu acontecerão sempre às quintas-feiras, em janeiro e fevereiro, das 9h às 17h.