A folclorista Angela Savastano é uma das homenageadas na Flim 2019

A cientista social e folclorista Angela Savastano, uma das responsáveis pela criação do Museu do Folclore de São José dos Campos e do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), do qual é a atual vice-presidente, é uma das homenageadas da Flim 2019, que será realizada no Parque Vicentina Aranha, nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

A homenagem ocorrerá no sábado (14), às 10h, durante a 2ª mesa literária da programação, que abordará o tema oralidades. Angela Savastano é uma das participantes da atividade, ao lado de Elisa Lucinda (poeta, atriz, professora e cantora) e Sonia Gabriel (escritora, pesquisadora e professora), além do cordelista Paulo Barja e do ator Odilon Esteves.

Entre as iniciativas encabeçadas por Angela Savastano, na área da literatura, destacam-se a biblioteca do Museu do Folclore, especializada em cultura popular, e a Coleção Cadernos de Folclore, que já tem publicados 24 volumes sobre assuntos relacionados ao tema, resultado de pesquisas de diferentes autores. Até o final deste ano deverá ser lançada a 25ª edição.

Outros homenageados

Além de Angela Savastano, também serão homenageados pela Flim 2019 o violeiro, cantor e tropeiro José Alves de Mira, o Zé Mira, e Laudeni de Souza, ou mestre Laudeni, responsável pela formação do grupo de Jongo Mistura da Raça.

A Flim 2019 é uma realização conjunta da Prefeitura de São José dos Campos, Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; e conta com parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Sesc São José dos Campos.

Parque Vicentina Aranha

Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana