Realizado mensalmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, o Museu Vivo deste domingo (27) contará, mais uma vez, com a participação da joseense Rosemary Laranjeira David, 58 anos, que fará sua receita de bolinho de chuva. A vivência é aberta ao público e acontecerá das 14h às 17h na área externa do museu.
Sobre a receita, Rosemary conta que aprendeu a fazer bolinho de chuva com a sua mãe. “Morávamos na roça e como não havia padaria ou outros locais parecidos naquela época, minha mãe fazia bolinho de chuva para tomarmos café e levar como lanche para a escola”, lembra ela.
Rosemary também faz outros quitutes doces, como bolos de pote, pudins, pavês, cucas e pães, utilizando, muitas vezes, cascas de frutas nas receitas. A joseense também faz parte do livro As Receitas que Contam Histórias, 30º volume da Coleção Cadernos de Folclore, projeto do Museu do Folclore.
Oficina
O Museu Vivo também será marcado pelo encerramento da oficina de Teatro de Bonecos Mamulengos, que terá início nesta sexta-feira (25), sob coordenação do Grupo Boneco Vivo. A atividade engloba criação de roteiro, sonoplastia, encenação e manipulação de bonecos Mamulengos.
A oficina está a cargo dos artistas Vivian Rau (bonequeira, mamulengueira, brincante e arte educadora), Ricardo Salem (mamulengueiro, ator e brincante), Mestre Moringa (músico, ator brincante) e Cris Alvim (mamulengueira, atriz brincante).
A atividade é uma contrapartida do projeto de aprimoramento Aprendendo com Mestres, Multiplicando Saberes, viabilizado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que está instalado no Parque da Cidade desde 1997, ano que foi aberto ao público. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
Fotos: Silvia Maria Silva