O Museu do Folclore de São José dos Campos quer estreitar o relacionamento com educadores do município, propondo uma reflexão e uma discussão sobre a abordagem trabalhada no museu a respeito de folclore e as possíveis interações com as atividades pedagógicas voltadas ao tema.
“Sobretudo no período que se refere ao mês de agosto, quando educadores movimentam este assunto junto aos seus alunos e o museu realiza o Mês do Folclore, recebendo grupos escolares para participarem de uma programação interativa”, explica Camila Inês, gestora do museu.
Para efetivar este propósito, o Museu do Folclore realizará nos dias 14, 21 e 28 de maio uma nova edição do projeto Diálogos sobre Folclore (de forma presencial e virtual), que tem como tema Re-conhecendo: Patrimônio Imaterial e Educação em Diálogo. A atividade é gratuita e aberta a outros interessados, além de educadores.
“A relação entre o folclore, como saber único e plural, e a educação, como espaço de encontro, troca e transmissão de conhecimentos, é fundamental para a valorização da cultura e da identidade. É por meio da educação formal (escolas, universidades) e informal (família, comunidades, coletivos) que os saberes são transmitidos, reinterpretados e recriados”, enfatiza a pesquisadora Maira Domingues.
Programação
Dia 14 (quarta): 14h às 16h, aberto ao público
Proposta para uma exposição itinerante – A sala de exposições temporárias será ocupada com objetos do acervo didático (que podem ser manuseados e utilizados para fins lúdicos, educativos e de acessibilidade) propondo aos participantes a montagem de uma exposição itinerante.
Dia 21 (quarta): 19h30 às 21h, webinar (pelo Google Meet)


Patrimônio Imaterial e Educação: Saberes que Transformam – Encontro para pensar os saberes e práticas pedagógicas que vão além das salas de aula. Como as culturas populares e os saberes tradicionais podem dialogar com a educação, ampliando repertórios e propondo ferramentas. Participação da educadora Lilian Pacheco e do pesquisador e contador de histórias Márcio Caires. Inscrições pela plataforma Sympla.
Dia 28 (quarta): 14h às 16h
Reunião aberta – Levantamento e avaliação de propostas temáticas para o Mês do Folclore.
Vivência de Repertórios Culturais para Educadores (ainda sem data definida) – Troca de saberes onde a arte-educação se encontra com a cultura popular, onde serão trabalhados repertórios e reflexões sobre práticas pedagógicas inspiradas nas tradições populares, com foco nas cantigas e brincadeiras, que podem dinamizar aulas e fortalecer a interação com os alunos. Agendamento com o Educativo via WhatsApp: (12) 99686-0526.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Suas dependências funcionam desde 1997 na região norte, em Santana, no Parque da Cidade.
- Museu do Folclore de SJC
- Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
- (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
Foto maior e da home: Silvia Maria Souza