O Museu do Folclore de São José dos Campos convidou a joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, 46 anos, para montar o presépio deste ano, que será aberto no dia 5 de dezembro, marcando o início do Ciclo de Natal. Aparecida é casada com Antonio Carlos de Souza e tem dois filhos, Vinícius Henrique e Júlia Rafaela.
O desejo de montar presépio surgiu na vida de Aparecida em 2014, quando ela passou a fazer parte da Folia de Reis Estrela de Belém. Antes disso, ela tinha em casa apenas uma peça e uma imagem da Sagrada Família. “Hoje, mais do que um costume, montar presépio já se tornou uma tradição lá em casa”, afirmou Aparecida.
Aparecida conhece o Museu do Folclore há bastante tempo e sempre participa das atividades do Ciclo de Natal. “Estou me sentindo muito honrada e grata por ter sido escolhida para montar o presépio este ano. Vou usar as peças do museu e completar com algumas pedras, musgo e areia”, declarou Aparecida.
O Ciclo de Natal, o presépio e a Folia de Reis estão presentes na vida de Aparecida há um bom tempo. Ela é sobrinha neta de José Soares da Silva, conhecido entre os violeiros e outras folias da região como mestre Zé da Viola, falecido em fevereiro deste ano, aos 82 anos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354