A exposição apresenta todas as páginas originais da HQ, um vídeo, áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira e material de apoio com esboços originais.
Em relação ao contexto histórico e pluralidade cultural, o universo desbravado na exposição tem suas fontes na cultura caipira que se desenvolve na região que compreende os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, e norte do Paraná.
Em 2023 a exposição foi premiada com o Proac (Programa de Ação Cultural) de Circulação, passando por Bragança Paulista, São José dos Campos, Botucatu, Pardinho, São Luis do Paraitinga e Campinas, até outubro de 2024.
As 128 páginas originais do romance gráfico “A Viola Encarnada” foram produzidas em lápis grafite, aquarela e giz de cera de abelha sobre folhas de papel filtro nas proporções 28,5 cm x 40 cm.
A exposição também conta com uma pasta contendo todos os primeiros esboços em lápis grafite e caneta preta, assim o público pode observar e comparar os esboços, as obras finais emolduradas e o resultado editado na HQ publicada.
As pastas são disponibilizadas em mesas no espaço expositivo, para que o público possa manusear e, com isto, mergulhar na vivência da HQ como um todo. Um dos eixos norteadores da proposta curatorial é a interação com o público e a aproximação deste com os processos criativos utilizados pelo artista.
Fotos: Vitória Caroline