Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba

Numa parceria inédita, o MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) e o Museu do Folclore de São José dos Campos promovem a exposição temporária "Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba". A mostra foi aberta no dia 7 de dezembro na Capital.

Data:

Até dia 12 de janeiro de 2025

Horário:

Terça a domingo, das 9h às 17h

Endereço:

Av. Tiradentes, 676 – Luz (Entrada pelo estacionamento na Rua Jorge Miranda, 43)

Compartilhe:

A exposição é composta por 12 presépios (de diferentes tipos), 1 máscara e 1 traje de Marungo (palhaço) de Folia de Reis, que fazem parte do acervo do Museu do Folclore. Também estão expostas 12 fotos de diferentes Folias de Reis da região do Vale do Paraíba, de autoria do fotógrafo Paulo Amaral, de São José dos Campos.

Os presépios foram produzidos em diferentes épocas (1980, 1998, 2004, 2006, 2009, 2010) pelas figureiras Maria Cândida Santos, Eugênia da Silva, Maria Benedita Vieira (Mudinha), Ismênia Aparecida dos Santos, Edith Alves dos Santos, Maria Luiza Santos Vieira, Maria Benedita Santos (Dona Lili); e os figureiros Vagner da Silva, Luiz Paulo Ragazini e Reinaldo da Silva.  

A exposição é resultado de uma ação proposta pelo Sisem (Sistema Estadual de Museus), por meio do programa Conexão Museus, e aborda a ressonância ainda viva nas tradições das festividades natalinas no interior paulista, apresentando um pouco desse universo presente em nossa cultura.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O MAS é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 29 de junho de 1970. Seu acervo começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. A Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo é responsável pela gestão do museu.

Fotos: Ana Paula Umeda

Voltar ao topo