Impulsionado pela programação especial do Mês do Folclore (ocorrido de 15 de agosto a 6 de setembro), o número de 4.468 visitantes e participantes de atividades do Museu do Folclore de São José dos Campos, em agosto, deve se confirmar como o maior do ano.
Só no Mês do Folclore foram 2.897 participantes (entre professores, alunos, coordenadores e atendidos por instituições). Outros 1.413 visitaram espontaneamente a exposição e 129, de escolas e grupos, foram atendidos mediante agendamento prévio.
Também merecem referência 57 pessoas que utilizaram o sistema de acessibilidade da exposição, 30 que participaram da Roda de Artesanato e 39 que visitaram e aproveitaram da estrutura e acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni.
Do número de visitantes às exposições – de longa duração e temporária –, 888 foram de São José dos Campos, 511 de outros estados e municípios e 14 do exterior (Estados Unidos (5), Itália (5), França (2) e Holanda (2).
Em agosto, também houve a reabertura da Sala das Panelas, que faz parte da exposição de longa duração. O espaço passou por melhorias e foi utilizado durante toda a programação do Mês do Folclore e, agora, pode ser visitado novamente pelo público.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que desde 1997 funciona no Parque da Cidade, na região norte da cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354