Univap dá início a uma nova turma do curso de pós-graduação em Cultura Popular Brasileira

Compartilhe:

Daqui há 18 meses São José dos Campos deverá contar com um novo grupo de especialistas em cultura popular. O título acadêmico é concedido a alunos que concluem o curso de pós-graduação em Cultura Popular Brasileira da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), único realizado no Brasil. No último sábado (18) a instituição deu início à uma nova turma no campus Urbanova.

O curso surgiu em 2009 como resultado de discussões realizadas pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e a Univap. O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1999, para dar sequência ao trabalho iniciado pelo antigo Comissão Municipal de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Entre vários projetos desenvolvidos na área da cultura popular, o CECP é responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, mediante convênio mantido com a FCCR. “O curso de pós-graduação em Cultura Popular é mais um projeto idealizado no âmbito do CEPC que se tornou realidade”, enfatiza a presidente da entidade, a folclorista Angela Savastano.

Novidades

Segundo explica a professora doutora Zuleika Stefânia Sabino Roque, coordenadora do curso, “para esta terceira edição temos algumas novidades, como a substituição de determinados módulos de metodologia de pesquisa por temáticas que atendem à sugestões de alunos que já atuam profissionalmente na área da cultura, tais como gestão cultural, que abordará projetos e execução, museologia e folkcomunicação”.

“Outra novidade é a vivência em cultura popular que os alunos terão com mestres acadêmicos e populares, por meio das pesquisas a serem realizadas. Pesquisas que deverão ser dinamizadas pelos professores do curso a partir de atividades do CECP. A monografia para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também foi substituída pela produção de um artigo”, explica Zuleika.

O campus da Urbanova está localizado na Avenida Shishima Hifumi, 2911, no Urbanova. Mais informações pelos telefones 3947-1232 e 3947-1233.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo