O Projeto de Difusão do Acervo Videográfico consiste em disponibilizar, na internet (via Youtube), os registros de manifestações da cultura popular local e regional, além de pesquisas, entrevistas e palestras, realizados ao longo dos 30 anos de existência do Museu do Folclore de São José dos Campos.

 

A iniciativa proporciona ao público uma ampliação do conhecimento sobre o patrimônio cultural da cidade e região, principalmente aos pesquisadores, educadores, estudiosos e detentores de bens culturais. Inicialmente, dez vídeos estão sendo disponibilizados, sobre temas diversos, como Festa de São Benedito, Mês do Folclore, Folia de Reis entre outros.

 

 A seleção obedeceu a critérios técnicos e conceituais, alinhados ao estudo sobre o folclore. A longo prazo, todos os registros do acervo serão disponibilizados pela internet, passando a constituir um conjunto de séries temáticas. O material original faz parte do acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e também está disponível para cópia.

 

Confira os vídeos e as sinopses

 

Vídeo 1 – Palestra com Frei Chico 

Sinopse 1

Vídeo 2 – Documentário da Festa do Divino de Paraibuna de 2001

Sinopse 2

Vídeo 3 – Entrevista com Zé da Viola (2012)

Sinopse 3

Vídeo 4 – Museu Vivo / Mês do Folclore

Sinopse 4

Vídeo 5 – Documentário Toninho Bonequeiro: Carnaval de SJCampos (1998)

Sinopse 5

Vídeo 6 – Documentário sobre ‘a caça do iça’

Sinopse 6

Vídeo 7 – Entrevista sobre a ‘Pedra de Raio’

Sinopse 7

Vídeo 8 – Entrevista sobre Malhação de Judas

Sinopse 8

Vídeo 9 – Festa de São Benedito em São José dos Campos (1994)

Sinopse 9