O Projeto de Difusão do Acervo Videográfico consiste em disponibilizar, na internet (via Youtube), os registros de manifestações da cultura popular local e regional, além de pesquisas, entrevistas e palestras, realizados ao longo dos 30 anos de existência do Museu do Folclore de São José dos Campos.

A iniciativa proporciona ao público uma ampliação do conhecimento sobre o patrimônio cultural da cidade e região, principalmente aos pesquisadores, educadores, estudiosos e detentores de bens culturais. Inicialmente, dez vídeos estão sendo disponibilizados, sobre temas diversos, como Festa de São Benedito, Mês do Folclore, Folia de Reis entre outros.

A seleção obedeceu a critérios técnicos e conceituais, alinhados ao estudo sobre o folclore. A longo prazo, todos os registros do acervo serão disponibilizados pela internet, passando a constituir um conjunto de séries temáticas. O material original faz parte do acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e também está disponível para cópia.

Confira os vídeos e as sinopses

Vídeo 1 – Palestra com Frei Chico

Sinopse 1

Vídeo 2 – Documentário da Festa do Divino de Paraibuna de 2001