O Museu do Folclore possui, desde maio de 2013, uma brinquedoteca destinada a crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental. O espaço foi criado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural (Proac).

Colaboraram para o surgimento da brinquedoteca o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), responsável pela consultoria ao projeto; e o Senac de São José dos Campos (por meio do movimento Rede Social), que desenvolveu o projeto de design de interior do espaço.

O acervo da brinquedoteca é formado por mais de 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de diversos estados brasileiros, assim como de São José dos Campos e da Região Metropolitana do Vale; além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.

Um dos seus principais objetivos é estimular a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (o brinquedo) e o imaterial (a ação de brincar) por parte das crianças.

A brinquedoteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. A visitação pode ser feita de forma espontânea ou agendada. 

ATENÇÃO: Até o final de julho (2017) a brinquedoteca funcionará somente no período da tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta, devido ao grande movimento de crianças no Parque da Cidade neste período.