A biblioteca do Museu do Folclore, que leva o nome da pesquisadora Maria Amália Corrêa Giffoni, é especializada em cultura popular e além de livros, o acervo conta com material em áudio, vídeo e fotos, com um total de mais de 4.000 documentos voltados à cultura popular.

 

As primeiras obras que constituíram o acervo da biblioteca foram doadas pelas folcloristas Angela Savastano e Maria Helena Weiss, idealizadoras do Museu do Folclore. Além delas, a pesquisadora Maria Amália Giffoni também doou à biblioteca todo o seu acervo pessoal, após conhecer o trabalho realizado no museu.

Conheça o Regimento Interno da biblioteca.

 

Dentre as ações da biblioteca, há o projeto ‘Ouvindo por Acaso’, que difunde o acervo sonoro por meio da exibição de músicas da tradição e informações de diferentes manifestações regionais, não somente aquelas do Vale do Paraíba, mas de diversas regiões do país, contribuindo para a riqueza cultural da música brasileira.

 

PESQUISA DO ACERVO

 

O acervo da biblioteca também pode ser pesquisado via internet, pelo sistema PHL (Personal Home Library). A busca pode ser feita por autor, título, assunto ou por outros refinamentos como, tipo de documento, ano e outros itens, acessando o link Preferências (do lado direito da caixa de busca).

Pesquise aqui: https://cecp.phlnet.com.br/

 

Para fazer empréstimos na biblioteca (gratuitos), os interessados devem se cadastrar pessoalmente, apresentando RG, CPF e um comprovante de residência (originais).

 

Mais informações: 3924-7318 /  bibliotecadomuseu@gmail.com