Museu Vivo retoma música presencial com dupla de violeiros

A dupla de violeiros Rodrigues Neto e Fernando (Antonio Rodrigues Martins Neto e Floresmundo Félix) é a atração, deste domingo (20), da segunda edição do ano do programa Museu Vivo, realizado mensalmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. A atividade é aberta ao público e acontece das 14h às 17h.

A participação da dupla marca a retomada da música em formato presencial, depois de quase dois anos. A última vez que isso aconteceu foi no dia 15 de março de 2020, com a dupla Erli Gomes e Geraldina dos Santos. Em razão das restrições impostas pela pandemia, o Museu Vivo vinha sendo realizado de maneira virtual.

Conforme explica a pesquisadora Tiane Tessaroto, “o Museu Vivo valoriza o saber e o fazer daqueles que representam a cultura popular do município e da região, permitindo que eles compartilhem a sua sabedoria com o público, que pode acompanhar de perto toda a movimentação”.

Rodrigues Neto, além de violeiro, também é cantor sertanejo e compositor, tendo gravado um CD com músicas autorais em 2013. Ele já foi apresentador de TV no quadro ‘Café com Rapadura’, do programa ‘Tempero Caipira’, da TV Band Vale. Com o novo parceiro, ele canta músicas românticas e de raiz sertaneja.

O violeiro é natural de Lutécia (SP), mas mora em São José desde 1986. Ele nasceu em uma família de músicos e aos 11 anos já começava a demonstrar interesse pela área musical. Quando frequentou o seminário aprendeu a tocar violão básico e aos 16 passou a compor.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. O museu está instalado no Parque da Cidade desde 1997 e, neste ano, completa 25 anos de criação.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354