Notícias

Palhaços de uma das Folias participantes

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, neste sábado (16), às 15h, uma reunião com mestres de Folias de Reis para discutir a forma de participação dos grupos na abertura e fechamento do presépio, que acontecem no início e no encerramento do Ciclo de Natal, entre os meses de dezembro e janeiro.

 

No Ciclo de Natal de 2020/2021, em razão da pandemia da covid-19, as manifestações dos grupos foram substituídas por uma exposição virtual, um documentário e um bate-papo virtual sobre Folias de Reis. Apenas o presépio foi montado de forma presencial e permaneceu aberto para visitação durante o período.

 

Com a reabertura do museu e a retomada das atividades presenciais, a partir de setembro deste ano, a expectativa é de que o Ciclo de Natal possa ser realizado com a presença das Folias de Reis. “Mas, para que isso aconteça, a ação será planejada com os foliões e precisará da concordância dos mestres”, enfatiza a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

 

Durante o período em que esteve fechado, o Museu do Folclore continuou atuando de maneira virtual, realizando seus principais projetos como Museu Vivo, Dialogando com o Folclore, Mês do Folclore, Semana e Primavera de Museus e lançamento de um novo volume da Coleção Cadernos de Folclore.

 

Tanto a montagem do presépio como as manifestações das Folias de Reis, no Ciclo de Natal, acontecem no Parque da Cidade, onde o museu está localizado. E mesmo sendo um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *