Notícias

O Museu do Folclore de São José dos Campos reabre suas portas ao público, para visitas presenciais e espontâneas, a partir desta terça-feira (21), após um longo período fechado por conta da pandemia da covid-19. Os dias e horários de visitação permanecem sem alteração: de terça a sexta, das 9h às 17, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. As visitas em grupo, que necessitam de agendamento prévio, serão retomadas numa segunda etapa.

 

Para a retomada das atividades presenciais, o museu programou uma série de procedimentos que atendem as exigências do Plano São Paulo de combate à covid-19. Tanto a área administrativa como expositiva estão devidamente preparadas para receber funcionários e visitantes, com definição de capacidade de pessoas por ambiente, instalação de avisos, disponibilização de álcool em gel e outros procedimentos.

 

No prédio principal, onde fica a exposição permanente e são montadas as exposições temporárias, será permitida a presença de, no máximo, 12 pessoas por vez (considerando dois mediadores do museu). A Sala das Panelas, que também integra a exposição permanente, mas em prédio anexo, não será reaberta neste momento, pois ainda passa por reparos.

 

Em cada visita serão disponibilizados álcool em gel próximo à porta e no balcão de entrada, distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas (que será comunicado na chegada e durante a visita), janelas abertas, ventiladores ligados e higienização de superfícies e de outros materiais à disposição dos visitantes. E quando houver lotação máxima de visitantes, o tempo máximo de permanência no local será de 30 minutos.

 

Biblioteca

 

Foto: Renata Sparapan

Biblioteca do museu recebeu melhorias durante a pandemia

A Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, que funciona em prédio anexo ao da exposição permanente, poderá receber, por vez, até quatro pessoas (contando com os funcionários do setor). A mesa disponível no ambiente só poderá ser utilizada por, no máximo, três pessoas ao mesmo tempo. E as janelas permanecerão abertas durante todo o tempo de funcionamento, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

Todo material consultado pelos usuários, principalmente livros, deverá ser deixado sobre a mesa, para que fique de quarentena por uma semana. Só depois é que será reposto na estante ou arquivo. A opção de solicitar empréstimos via e-mail continua valendo. As pessoas cadastradas podem encaminhar seus pedidos para o e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com

 

Os não cadastrados que desejarem utilizar o acervo da biblioteca, que é especializada em cultura popular, podem solicitar o credenciamento pelo mesmo e-mail, enviando anexo um documento com foto e um comprovante de residência. A pesquisa ao acervo pode ser feita remotamente.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *