Museu do Folclore recebe a visita de 100 pessoas após reabertura

Exatas 100 pessoas visitaram o Museu do Folclore de São José dos Campos no período de 21 a 26 de setembro, após a exposição permanente ter ficado fechada por 18 meses, em razão da pandemia da covid-19. O museu foi reaberto no último dia 21, mas apenas para visitas espontâneas. As visitas em grupo, que necessitam de agendamento prévio, voltarão a ser possíveis em um segundo momento.

Deste total de visitantes, a maioria (78) é do município e 22 de outras cidades, como Atibaia, Caçapava, Paraibuna, Pindamonhangaba, São Paulo (São Paulo), Belo Horizonte, Cambuí, Pouso Alegre (Minas Gerais), Olinda (Olinda) e Brasília (Distrito Federal). “Reabrimos a exposição de forma gradativa e estamos analisando, principalmente, o comportamento dos visitantes diante dos protocolos sanitários adotados”, explica a gestora do museu, Francine Maia.

Os dias e horários de visitação e funcionamento do museu não foram alterados. As visitas às exposições permanente e temporária podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 14h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. No caso da Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, o funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Protocolos sanitários

Para voltar a receber o público, o Museu do Folclore adotou alguns protocolos sanitários de combate à covid-19, especialmente nos locais de visitação ou circulação de pessoas. Na área expositiva, por exemplo, o número máximo permitido é de 12 pessoas (sendo 10 visitantes e dois mediadores), com distanciamento de 1,5 metro e 30 minutos de tempo máximo de permanência.

Já na Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, que funciona em prédio anexo ao da exposição, são permitidas, por vez, até quatro pessoas (contando com os funcionários do setor). A mesa disponível no ambiente só pode ser utilizada por, no máximo, três pessoas ao mesmo tempo.

Além disso, todo material consultado pelos usuários, principalmente livros, está sendo deixado sobre a mesa, para que fique de quarentena por uma semana. Só depois é que é reposto na estante ou arquivo. A opção de solicitar empréstimos via e-mail continua valendo. As pessoas cadastradas podem encaminhar seus pedidos para o e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com

Tanto na área expositiva, como na biblioteca e área administrativa do museu, também foi disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, as janelas permanecem abertas e os ventiladores ligados durante todo o tempo de funcionamento. E há avisos informando o número de pessoas permitido em cada ambiente.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org