Sem categoria

 

O Museu do Folclore de São José dos Campos realizará duas visitas mediadas à exposição de longa duração, nos dias 28 e 29 de setembro, das 14h30 às 15h30. A atividade integra a programação da 13ª Primavera de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para participar, é preciso fazer inscrição pelo site do Museu do Folclore, no item inscrições.

 

Além de conhecerem detalhes de cada sala da exposição, os visitantes também assistirão um vídeo com o museólogo Raul Lody, curador da mostra, explicando como cada espaço foi concebido. A visita se estenderá à biblioteca e brinquedoteca do museu.

 

O tema deste ano, ‘Museu por dentro, por dentro dos museus’, objetiva envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. A intenção é permitir que os visitantes conheçam o cotidiano museológico do ponto de vista legal, ético, técnico e científico.

 

Os museus são guardiões das nossas memórias, dos nossos afetos e, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção da sua identidade, nos envolve – enquanto indivíduos parte dessa relação – numa série de responsabilidades compartilhadas na tarefa de preservar.

 

Outras atividades

 

“É importante que as pessoas saibam que os museus não se resumem apenas às suas exposições principais, mas que também realizam muitas outras atividades. E que para isso, assim como em qualquer outra organização, necessitam de uma equipe de profissionais habilitados e capacitados para desempenhar cada função”, ressalta a museóloga Ana Silvia Bloise.

 

Segundo Ana Silvia, “o tema desta Primavera de Museus permitirá que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o dia-a-dia de um museu, como foi montada a atual exposição de longa duração do Museu do Folclore, os demais espaços expositivos, quais os projetos e programas desenvolvidos e quais os profissionais envolvidos em cada atividade”.

 

Gestão

 

O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e, além da exposição de longa duração, também realiza, ao longo do ano, projetos e programas como o Museu Vivo, Mês do Folclore e Dialogando com o Folclore. Ainda tem publicada uma Coleção de Cadernos de Folclore (com 24 volumes), que trata de temas específicos relacionados à cultura popular.

 

Atualmente, o espaço é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *