Valéria de Aquino, antropóloga e professora

O Museu do Folclore de São José dos Campos inicia, hoje (21), sua participação na 15ª Primavera dos Museus, realizando um bate-papo virtual com a antropóloga e professora Valéria Leite de Aquino. A pesquisadora do museu, Renata Sparapan, será a mediadora da conversa sobre ‘Transmissão de Saberes na Arte Popular’. O encontro acontece a partir das 19h e será transmitido pelo Facebook do museu.

Valéria de Aquino é doutora pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e professora adjunta do Instituto de Artes da UERJ. Desenvolve ensino e pesquisa nas áreas de cultura e arte popular, patrimônio material e imaterial, com ênfase nos temas de arte popular e patrimônio cultural, comunidades tradicionais, gestão e políticas culturais.

A Primavera dos Museus é uma realização do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e tem como tema, este ano, ‘Museus: Perdas e Recomeços’. Esta edição conta com a participação de 685 museus de 25 estados e 296 cidades, num total de 1.760 eventos, incluindo o do Museu do Folclore, que também terá atividades nos dias 22 (virtual) e 26 (presencial e virtual). Confira aqui a programação geral que começou dia 20.

Programação local

Dia 21 (terça-feira) / 19h às 20h (virtual)

Transmissão de Saberes na Arte Popular: Bate-papo virtual com a antropóloga e professora Valéria de Aquino. Mediação: Renata Sparapan (pesquisadora do Museu do Folclore).

Dia 22 (quarta-feira) / 19h às 20h (virtual)

Lançamento da exposição virtual: ‘Além da Mula Sem Cabeça – Exposi-Ação (Mês do Folclore 2021). Bate-papo virtual com os professores Sonia Maria da Silva Gabriel (EE. Ana Cândida de Barros Molina) e Luiz Alberto de Souza (EMEF Vera Lúcia Carnelli Barreto). Mediação: Mariana Boujadi (museóloga do Museu do Folclore).

Dia 26 (domingo) / 14h às 17h (virtual e presencial)

Museu Vivo e reabertura da exposição temporária: ‘Território de Sonhos e Lembranças’, com trabalhos da artesã e artista popular Therezinha Mariano Pinheiro. Mediação: Tiane Tessaroto (pesquisadora do Museu do Folclore).