Sem categoria

O Museu do Folclore, em parceria com o Museu Municipal de São José dos Campos, ambos ligados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realizará no dia 17 de maio, a partir das 19h, uma palestra com a jornalista e professora Fátima Gamallo, especialista em comunicação e mestre em multimeios, da Unip de São José dos Campos. A palestra tem como tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’ e será realizada no auditório do Museu Municipal.

 

O encontro é aberto ao público e tem vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário próprio, disponível no site do Museu do Folclore (www.museudofolclore.org). A palestra faz parte da 16ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre os dias 14 e 20 de maio, e acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

 

“Este é um tema atual e importante para ser abordado pelo segmento, pois dá oportunidade para que muitos museus mostrem o que já estão desenvolvendo nesta área, visando se aproximar cada vez mais do seu público. Além disso, também cria oportunidade para que a comunidade participe do dia-a-dia das atividades museológicas, principalmente pelas redes sociais”, ressalta a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

 

Caminho sem volta

 

Para a jornalista Fátima Gamallo, assim como inúmeros outros segmentos, a inserção dos museus na internet é um caminho sem volta e uma necessidade urgente para os que ainda não estão conectados. ‘Hoje, mesmo os pequenos museus precisam ter uma identificação na internet para poderem manter e ampliar a divulgação dos seus trabalhos. Sem isso, o público ficará cada vez mais restrito”, destaca a jornalista.

 

A professora deverá abordar o tema da palestra por meio de vários tópicos, entre eles: o espaço museu, as conexões do museu, a evolução tecnológica e o museu, as novas conexões por meio da tecnologia, as várias formas de conexão mediadas ou não pela tecnologia, conexões culturais, casos de sucesso e ações de conexão.

 

Fátima Gamallo exerce, desde 1999, na Universidade Paulista (Unip), campus São José dos Campos, a função de professora universitária, tendo atuado nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Propaganda e Marketing, acumulando o cargo de coordenara pedagógica do curso Propaganda e Marketing desde 2002.

 

Ação paralela

 

Como forma de estimular a conexão do Museu do Folclore com seu público, por meio da internet, e atrair novos visitantes, será lançado entre os dias 12 e 20 de maio, uma ação paralela à Semana de Museus, batizada de ‘Fotografe o Museu do Folclore’.

 

O desafio é que as pessoas fotografem o museu de várias formas (o entorno, a fachada, a exposição, objetos e até selfies com destaque para o espaço). Para participar, os interessados deverão seguir o Museu do Folclore no Instagram (@museudofolcloresjc) e postar as fotos utilizando as hashtags: #museudofolcloresjc, #museushiperconectados e #desafiofolc. As fotos podem ser postadas até o dia até o dia 20 de maio. As três melhores fotos serão premiadas pela empresa Tradicional do Vale (produtora de broas e petiscos salgados), que apoia a iniciativa.

 

A palestra desta 16ª Semana de Museus conta com parceria do Museu Municipal de São José dos Campos e apoio da Universidade Paulista (Unip), campus de São José dos Campos. O Museu do Folclore funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de São José dos Campos

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

www.museudofolclore.org

www.cecpdesaojose.blogspot.com.br

 

Museu Municipal de São José dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587

www.fccr.sp.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *