O Museu do Folclore de São José dos Campos disponibilizará a partir de hoje (10) à noite, às 20h, em seu canal no YouTube, o segundo vídeo da série ‘Folclore em Movimento’, que tem como título ‘Bonecões Piraquara’. O vídeo destaca como os bonecões contribuíram para a criação do bloco Pirô Piraquara, a partir de pesquisa realizada na década de 80 pelo Grupo Piraquara, ligado à então Comissão de Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

À época, a pesquisa identificou que o personagem em evidência no município era Antonio André da Silva, mais conhecido por Toninho Bonequeiro, por justamente fazer os tais bonecões utilizando a técnica dos balaios de taquara. A troca de saberes com integrantes do Grupo Piraquara serviu de estímulo para que eles passassem a fazer seus próprios bonecões e, mais tarde, criassem o bloco Pirô Piraquara.

O vídeo também mostra, numa entrevista com Toninho Bonequeiro, o passo a passo da confecção dos bonecões que ele fazia, desde o corte da taquara, passando pela montagem da estrutura do cesto, até a definição dos detalhes da roupa e dos cabelos dos personagens criados por ele.

Série

A série ‘Folclore em Movimento’ foi lançado no dia 3 de fevereiro, com o vídeo sobre o ‘Pirô Piraquara’, e é composto por 22 vídeos de curta duração, que mostram diferentes temas e manifestações da cultura popular regional. Eles resultam da edição de outros 93 vídeos, de um total de 300, que fazem parte do acervo do Museu do Folclore. Os vídeos serão postados semanalmente, sempre no mesmo dia e horário.

Os vídeos destacam temas e manifestações da cultura popular, como Arte e Artesanato, Bonecões Piraquara, Carnaval de São Luiz do Paraitinga, Devotos do Divino, Encontro das Bandeiras, Fé, Folia de Reis (geral), Jongo, Jongo – Mestre Laudeni, Marungos, Mesada dos Anjos, Museu do Folclore, Museu Vivo, Musicalidade na Folia de Reis, Pirô Piraquara, Presépio, Religiões de Matriz Africana, Reza de São Sebastião, Rezadeiras e Benzedeiras, Santa Perna, São Benedito – Religiosidade e Zé Mulato e Cassiano – Folia do Divino.

Projeto

A série lançada integra uma das ações de projeto cultural do Museu do Folclore aprovado junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual, que prevê também a renovação do acervo bibliográfico, do mobiliário e dos equipamentos da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, além da implantação de melhorias na acessibilidade da exposição de longa duração.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999.